Digital In 2019 – Realidade Portuguesa

Fevereiro 13th, 2019 Posted by portfolio 0 comments on “Digital In 2019 – Realidade Portuguesa”

Por Tiago do Paço | Marketing Procensus

A We Are Social e a Hootsuite – parceira da Procensus para o Portfólio de Customer and Social Engagement, publicaram mais um retrato da realidade digital em 2019. Neste report estão publicados os principais comportamentos e tendências sobre o uso dos quatro grandes segmentos do digital: Internet; Social Media; Mobile e e-Commerce.

Embora o foco deste artigo insida sobre a realidade nacional, é de realçar que o relatório Digital In 2019 revela que a internet está com um crescimento médio diário de mais de um milhão de novos utilizadores e que, em média, passamos cerca de 6 horas na internet.

Foram analisados mais de 230 países, Portugal incluído.


Realidade Portuguesa

Relativamente à realidade nacional, os dados mostram o seguinte:

  • Para os seus 10 milhões de habitantes, Portugal tem cerca de 15,8 milhões de subscrições mobile;
  • Cerca de 8 milhões de pessoas usam a internet;
  • Cerca 6,7 milhões têm redes sociais e, desses, 6 milhões usam-nas através de um dispositivo mobile, sendo esta utilização a que mais cresceu na componente digital, 5,3%;
  • Televisão vs Telemóvel: Se a TV era líder incontestável como dispositivo mais usado, essa realidade pode alterar-se muito brevemente. Apesar de ainda ser líder, com 96% da população portuguesa a utilizar a televisão, os dispositivos mobile estão praticamente colados com 94% de utilização. É mais um dado que comprova que o mobile é cada vez mais preponderante no quotidiano dos portugueses. O computador conta com 67% de utilização;
  • Em média, cada português passa  6h30 na Internet, sendo 2h09 das mesmas passadas nas redes sociais.

A Internet em Portugal

Sobre a Internet, os destaques do relatório são:

  • Há cerca de 8 milhões de utilizadores;
  • Dos 8 milhões, cerca de 7,13 utilizam mobile para navegar;
  • 85% dos utilizadores vão à «net» todos os dias. No lado oposto, apenas 1% utiliza a internet menos de uma vez por mês;
  • O top3 de sites mais visitados são: Google, Facebook e Youtube, respectivamente;
  • O top3 de conteúdos mais pesquisados no Google são: «Facebook«; «Portugal» e «Meteorologia», respectivamente;
  • Cerca de 45% dos utilizadores já usam algum tipo de Ad Blocking tools.

Social Media em Portugal

Sobre o uso das redes sociais, os principais dados são:

  • 6,7 milhões de utilizadores activos;
  • 74% alimentaram as suas redes no último mês;
  • Em média, cada português tem 8,5 contas em redes sociais;
  • Cerca de 21% utilizam as redes sociais para fins profissionais;
  • Facebook é a rede social mais activa, com uma taxa de utilização de 90%. Também com 90% está o Youtube;
  • FB Messenger é a plataforma de comunicação mais utilizada, com  cerca de 73% de utilização, face aos 61% do WhatsApp;
  • Ao nível das audiências, os números estão equilibrados nas redes Facebook, Instagram e LinkedIn, com um público aproximado de 50% masculino e feminino. Na rede social Twitter, existe um desnível mais acentuado, com o público masculino a predominar com 63% de utilizador. Por outro lado, o Snapchat é representado por cerca de 66% de mulheres;
  • Relativamente às audiências para publicidade, o LinkedIn é a rede social que mais cresce, com 6,9% de crescimento. No lado inverso, é o Snapchat que mais decresce, com cerca de 20% de decréscimo.

Mobile em Portugal

Passamos agora a destacar os principais pontos para o mobile:

  • O principal uso dado ao telemóvel é para – pasme-se – conversação. No entanto,  é igualmente usado para  visualização de vídeos, jogar e nevegação (mobile map services);
  • Cerca de 43% dos utilizadores já utilizam plataformas de mobile banking.

e-Commerce em Portugal

Por fim, os destaques para eCommerce são:

  • 35% dos utilizadores fazem compras e/ou pagam contas online;
  • 85% pesquisam online um produto ou serviço para comprar e, desses, 59% compraram online;
  • Quanto ao dispositivo usado, 44% utilizaram computador e 33% dispositivo móvel;
  • As categorias onde existem mais compras são as Viagens, em primeiro lugar, seguida das categorias Brinquedos DYI & Hobbies, Fashion and Beauty, em segundo e terceiro lugar respectivamente;
  • O top3 de palavras pesquisadas no Google Shopping é: Adidas, Nike e Iphone.

Poderão ver o relatório completo aqui.